RÁDIO COMPANHEIRA FM

Igarapé-Açu - Pará -

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Comunidade acadêmica recebe novo bloco em Igarapé-Açu

Uma conquista coletiva. Assim pode ser definido o bloco administrativo, inaugurado nesta quinta-feira (22) no Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Igarapé-Açu, nordeste paraense. O novo espaço comporta a assessoria pedagógica, secretaria acadêmica, sala dos agentes administrativos, coordenações do campus e administrativa, além de espaço multiuso e sala dos professores.  
Com o novo ambiente, foi feita uma adequação no primeiro bloco do Campus, que agora ganhou mais uma sala de aula para as turmas de Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Matemática e uma sala de recursos pedagógicos. A biblioteca também foi reorganizada possibilitando que os alunos tenham mais acesso ao acervo. 
 “Não tem como não dizer que é uma conquista só dos alunos, mas da comunidade externa que também se sensibilizou e se mobilizou, entendendo que a permanência do campus era uma possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Mais importante do que a estrutura em si, essa articulação e esse entendimento de conquista coletiva teve um valor muito maior do que a estrutura física”, contou o aluno do Curso de Geografia, Deybe Modesto, que relembrou a mobilização e ocupação do campus em 2013, que resultou em diversas conquistas.  
O reitor, Juarez Quaresma, reforçou o compromisso da gestão coletiva e frisou o papel da Uepa como instituição pública voltada para os anseios da população. Ele também citou exemplos disso: “Vamos na contramão do que aprovou ontem o Congresso sobre o pagamento de cursos de pós-graduação e desde o início deste ano foi aprovada uma resolução no Conselho Universitário garantindo a gratuidade dos cursos de especialização. No vestibular, 77% dos 94 mil inscritos foram isentos por ser de escolas públicas, e 40% das vagas serão destinadas às cotas sociais”.  
A construção do novo bloco foi possível com recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal, Edmilson Rodrigues (PSOL) e do ex-deputado, Edilson Moura. A obra no valor de R$ 146 mil teve início em 2014 e demorou aproximadamente um ano para ficar pronta. “Esse novo bloco veio para contribuir e dividir bem os papéis administrativos. Ficou mais fácil para o aluno visualizar e ter um atendimento individualizado”, avaliou a coordenadora do Campus, Alcione Souza.  
Após o descerramento da placa e do desenlace da faixa, os gestores, alunos, professores e servidores visitaram as instalações do novo bloco. O Campus de Igarapé-Açu possui aproximadamente 500 alunos, distribuídos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Geografia e  Ciências Sociais, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. 

Texto: Ize Sena
Fotos: Tamara

Fonte: www.uepa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário