RÁDIO COMPANHEIRA FM

Igarapé-Açu - Pará -

MINHA CIDADE

IGARAPÉ-AÇU
Igarapé-Açu, município localizado às margens da Estrada de Ferro de Bragança, pertencente a mesorregião Nordeste Paraense, distante a 110 Km de Belém, a capital do estado do Pará.
Em 1906, através da Lei nº 985, assinada pelo Exmº Senhor Governador Augusto Montenegro, Igarapé-Açu conseguiu sua emancipação política.
Teve como primeiro prefeito o Dr. Ângelo Cesarino, que exerceu a função de 1907 a 1915, auxiliado pelos senhores Dr. Gentil José Ribeiro, Antonio Pinheiro Dantas, Henrique Ferreira Gaia, Bernardini Epifânio da Silva e José Rodrigues da Cunha.
O nome Igarapé-Açu, é derivado do subafluente do rio Marapanim, o qual lhe deu o nome. Igarapé-Açu é uma palavra de origem tupi, e significa “igarapé grande” ou “caminho das canoas”.
Igarapé-Açu é um município com sua economia voltada principalmente para a agricultura familiar,  intenso crescimento no cultivo de dendê e de pimenta-do-reino; também apresenta destaque crescente na pecuária de corte. O comércio vem evoluindo a cada ano, se tornando o principal fluxo comercial entre seus municípios vizinhos.
Quando se fala em Igarapé-Açu, é impossível não falar na festividade de São Sebastião, além de outras manifestações religiosas e tradições populares; de seus atrativos naturais, como o balneário Pau-Cheiroso, a Lagoa Azul, o Eco Park São Joaquim; dos atrativos históricos e culturais, como o Mercado Velho, a escola Ângelo Cesarino, a Base Aérea, sendo todos esses itens citados, como pontos turísticos do município.
Abordando outros aspectos, vale ressaltar que estão instalados o Campus X da Universidade do estado do Pará (UEPA), a Fazenda Escola da Universidade rural da Amazônia (UFRA). Também é importante citar a presença do escritório local da Empresa brasileira de Agropecuária (EMBRAPA), entre outros.
Destacamos também as principais agremiações esportivas e culturais como: Ypiranga Futebol Clube, Botafogo Futebol Clube, Esporte clube Corrente, Grêmio 4C, ARCO (Operário). Igarapé-Açu de personalidades históricas como o Dr. Ângelo Cesarino, o Pe. Calado, o jogador Sócrates, o Sr. Gidalde Almeida, o Sr. Diniz de Sena.
Em se tratando de meios de comunicação, destaca-se desde 2003, a Rádio Companheira FM, que em 2009, conseguiu a licença definitiva para operar na freqüência 104,9 como a 1ª emissora de radiodifusão comunitária em Igarapé-Açu. Em 2011, atendendo as regras do novo plano de distribuição de canais, a Companheira passou a operar na freqüência 87,9.
Isto é apenas uma síntese sobre a riquíssima e histórica Igarapé-Açu, cidade hospitaleira, de povo simples, humilde, que busca sempre alcançar seus objetivos com muito trabalho e perseverança.

www.jfilhoshow.blogspot.com